segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[ENTREVISTA Parte I] 27-01-13, Kim Jae Joong Fala-nos de como Vários Ídolos são Prejudicados quando Optam pelo estilo Rock

E finalmente consegui! Aqui está a entrevista do Jaejoong à cerca do seu novo álbum.

O público gosta daquilo a que está habituado, por isso se leva tanto tempo no processo de ambientação a um novo estilo. Este é o motivo pelo qual as estrelas, que vivem do amor e interesse dos seus fãs, ouvem com mais frequência a opinião dos fãs do que a eles mesmos, incapacitando-os de enveredar por novos caminhos.


Os ídolos são postos frequentemente sobre estritas regras. São atacados muitas vezes por tomar a decisão de experimentar diversos géneros, diferentes das baladas e músicas ritmadas. O exemplo mais pertinente é o do líder dos H.O.T, Moon Hee Jun. Que depois da separação da banda anunciou que se tornaria num cantor de rock, foram muitos aqueles que ridicularizaram a sua escolha e assistiu-se a um crescimento de um grupo numeroso de anti fãs que o abalava constantemente a cada movimento seu.

Contudo, Kim Jae Joong, aceitou enfrentar o desafio e decidiu então lançar o seu primeiro álbum a solo da sua carreira dentro do género musical, Rock. Foram precisos 10 anos para atingir o seu primeiro mini álbum a solo "I". Como chegou após tanto tempo de espera, o modo como Kim Jae Joong expressa a sua sede pela música que gosta, é ardente e recheado de paixão.

Kim Jae Joong contou-nos a sua história através das faixas do álbum, e mostrou a todos o seu empenho e interesse pelo mesmo género de música, já que participou da composição das várias faixas do álbum. O público acolheu a sua sinceridade, e Kim Jae Joong conseguiu reunir forças para sorrir depois de ter exposto por completo o seu coração através da sua música. A Enews encontrou-se com o passional cantor de rock, Kim Jae Joong.



Este é o seu primeiro álbum a solo em 10 anos de carreira. Como chegou ao lançamento do seu álbum? 

“Eu estive ativo como JYJ, depois comecei no campo da representação enquanto os outros membros se lançavam também nas suas aventuras a solo. Eu encontrei-me com os meus fãs como ator, por um longo tempo. Haviam aqueles que gostavam de me ver a desempenhar os meus papéis e depois haviam aqueles que desejavam ardentemente ouvir mais música nossa e sentiam saudades das nossas vozes, assim como existiam aqueles que estavam constantemente à espera de algo onovo vindo de nós. Eu cheguei ao lançamento do meu álbum com a ideia de que deveria voltar o mais rápido possível à música para preencher aqueles que ansiaram tanto tal regresso."

Escolheu Rock para o seu primeiro álbum a solo. Sempre quis experimentar tal género?

“Eu cresci a ouvir música rock. Não era nem pesada nem tradicional, mas eu gostava realmente de imitar os N.EX.T, banda de Yoon Do Hyun e o sunbaenim (Nota 5carlet: sénior - cantor já maduro e experienciado) Seo Taiji. Eu já havia cantando frequentemente rock nos nossos concertos ou então cantava para os meus singles projetados a solo. Mesmo assim, Eu não fazia ideia de que o meu primeiro álbum seria neste género musical."

O álbum foi produzido em conjunto com o vocalista dos Sinawi, Kim Bada. Como chegaram a trabalhar juntos? 

“Aconteceu ficar conhecer o sunbaenim Kim Bada por acaso. Eu pedi-lhe [para trabalhar comigo] porque ele é o vocalista de uma banda lendária, e também porque ouvi dizer que as suas canções são realmente boas. Ele compôs primeiro a One Kiss para mim, e eu só posso dizer que estava fantástica. Adorei a ideia da música ter incluídas sessões, melodias e o estado de espírito contidos em outras canções Coreanas, e fiquei satisfeito com a forma como a música incorporou os sons fortes dos Sinawi e ainda assim conseguiu transmitir um sentimento sonhador." 

Kim Bada não só escreveu 'One Kiss', mas também 'Mine' para o single promocional do álbum. (Nota 5carlet: Kim Bada compôs a One Kiss e a Mine, e o Jaejoong escreveu a letra das músicas)

“O [Kim] Junsu esteve constantemente a perguntar-me o que eu achava de cantar num estilo semelhante ao da música Maze, um single japonês que cantei no Japão. Eu pedi ao sunbaenim (Nota 5carlet: Kim Bada) uma canção com um ritmo mais rápido, ele disse 'Já percebi', e depois disso ele apareceu com a 'Mine' em apenas dois dias. Ele foi o melhor."

Deve ter ficado bastante satisfeito com os resultados.

“Foi ótimo. Foi tão bom. Eu continuo sem conseguir acreditar que aquela é a minha voz a cantar na One Kiss (Risos)."

Como reagiram Junsu e Park Yoochun ao seu álbum rock?

“O Yoo Chun estava a preparar-se para o seu dia de evento media na China quando a One Kiss foi lançada. Eu enviei-lhe a canção e ele disse-me que bebeu alguns copos depois de a ouvir. Acho que é uma canção que nos puxa para a bebida (Risos)"

“O Junsu gostou mesmo da Mine. Ele ouviu-a e só dizia, 'Oh~ Boa, boa, boa.' Como já disse o Junsu estava à espera de sentir algo semelhante ao que sentira antes por isso ele disse que foi ótimo porque alcançou as suas espetativas."

Deve ter-se preocupado bastante à cerca da sua escolha de música rock. O Público parece não aceitar muito bem quando um cantor experimenta coisas diferentes, especialmente rock.

“É isso que é difícil. Se pensarmos bem em termos de representação, um ator que vai participar numa comédia quando a sua especialidade é o romance é óbvio que cria um certo receio no espetador. Seria igualmente penalizada a passagem de um cantor, que apenas canta músicas lentas (baladas) e/ou ritmadas,   para o género rock. Porque eu senti-me assustado, eu tracei como objetivo o rock e não inclui mais nenhum dos outros géneros em que me especializei. Eu só queria juntar a minha voz a fragmentos de rock tradicional."

O que pretende dizer, quando afirma que não tentou incluir outro estilo em que se especializou se não o rock?

“Já que iria colocar uma série de coisas que iriam servir de suporte à minha nova jogada, pareceu-me que deveria juntar algo que está inserido na minha área de conforto com intuito de tornar esta minha investida menos assustadora.  Mesmo assim, acho que iria tornar mais difícil a perceção da música em si, por isso apenas cantei rock tradicional. Eu pedi especialmente ajuda àqueles que trabalham neste campo."



De que forma é que Kim Bada o aconselhou a reagir a qualquer crítica à cerca da sua passagem de ídolo pop para ídolo rock?

“Quando grupos de ídolos tentam uma nova área, os grandes fãs do género acolhem tal escolha como prejudicial. Eu estava preocupado, eu também faço parte de um grupo, e eu acho que ele sabia disso. Ele tentou focar as minhas emoções e a minha voz de forma a serem incluídas no contexto do rock tradicional. Eu quase que canto com uma voz frágil, mas eu gritei e cantei com uma firme e rouca voz para a One Kiss. Ele disse-me que é sempre bom experimentar novos métodos vocais fora daquilo que são os originais métodos do K-Pop."

Como chegou à escolha das 5 faixas incluídas no seu álbum?

“As canções que escrevi antes inseriam-se mais nos géneros R&B e K-Pop, por isso, desta vez, queria a ajuda de músicos rock. Eu queria muita ajuda daqueles que escreveram canções e que também foram membros de grupos rock. Eu queria aprender mais à cerca do estilo e queria compreendê-lo mais profundamente. Eu compus 'Healing for myself' (Meu Único Conforto) e All Alone (Sozinho), por mim mesmo, mas para as outras faixas eu utilizei as músicas do sunbaenim Jeon Hae Sung e do sunbaenim Kim Bada.”

De que forma chegou à escolha de 'Mine' como single promocional?

“Eu pensei muito à cerca disso. Eu pensei que a One Kiss iria apelar mais ao público, mas a Mine foi única. A melodia e a sessão musical enquadram-se perfeitamente no single promocional para o meu primeiro álbum a solo de rock. Eu escolhi a Mine porque eu precisava de um videoclip para o single promocional, e achei que o próprio vídeo necessitava de criar um grande impacto."


Créditos das Fotos: C-JeS Entertainment
Repórter Choi Eunhwa encontrado(a) no Twitter @silvercandy88!

Créditos: Enewsworld
Partilhado por: JYJ3
Versão Portuguesa: RiJoongie - 5carlet Deities

0 comentários:

Enviar um comentário