quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

[ENTREVISTA] 24-01-13, Kim Jaejoong: "O meu território pode ser limitado, mas é nele que me sinto livre e feliz"

Enfim, mais uma entrevista traduzida só para vocês cassies, espero que gostem!


Kim Jaejoong e Kim Bada dos Sinawe. Apesar de ser uma combinação improvável, parece tornar-se muito natural e lógica. O primeiro mini álbum a solo de Kim Jaejoong "I" foi produzido em conjunto por Kim Jaejoong, Kim Bada e Shaun dos "The Koxx". Este álbum aparece-nos como o resultado da conjugação de tudo aquilo que é apreciado por Jaejoong e tudo aquilo em que ele é especializado. Cantor há 10 anos, membro dos JYJ e recentemente um jovem ator - todas estas etiquetas devem fazer-se pesar no coração de Jaejoong. Contudo, neste lançamento do seu novo álbum, o pensamento constante na mente de Jaejoong é: Porque gosto do género, queria experimenta-lo; porque é uma das minha paixões, queria mostra-lo aos meus fãs. Durante a entrevista no dia 21 de janeiro de 2013, Kim Jaejoong partilhou: "Já que sempre gostei de música rock desde pequeno, apesar dá carga presente no estilo, Eu escolhi o rock. Também o fiz pelos fãs que sempre gostaram de mim, eu quis dar-lhes aquilo eles queriam ver."
Q1: Portanto, escolheu o rock como género para o seu primeiro álbum a solo?
Eu sempre gostei de rock desde pequeno, e eu canto frequentemente músicas desse género. Durante as atividades em grupo (Nota 5carlet: Penso que se esteja a referir aos TVXQ), as minhas performances a solo durante os concertos eram todas versões reformuladas de música Rock Coreana. O single a solo lançado no Japão também está inserido no estilo rock (Nota 5carlet: MAZE). Apesar de terem existido várias hipóteses para cantar neste género, eu nunca imaginei que o meu álbum a solo estivesse também incluindo no estilo rock, quando surgiu a oportunidade deste álbum o meu coração falou mais alto. Eu fui um sortudo em possuir a ajuda de veteranos como Kim Bada, por isso tinha todas as condições para completar um bom álbum.
Q2: Parece um pouco preocupado com o facto de produzir música rock?
Isso acontece porque eu não comecei a minha carreira como cantor rock, então eu fiquei um pouco reticente devido aos estereótipos sociais. Contudo, eu senti-me mesmo bem depois de saber que todos me acolheram com um coração recheado de aceitação. Eu queria criar um álbum que agradasse a ambos os lados, as pessoas que cultivam a cultura rock e as que não apreciam no geral, queria algo que uniformizasse as opiniões, que depois de ouvirem as músicas, as pessoas dissessem algo do género "Oh, isto não é nada mau". E este tipo de determinação e ambição também me ajudaram bastante.
Q3: Como este é o seu primeiro álbum a solo, imaginamos que queira expressar muitas coisas. O que pensa que será mais importante?
Este álbum tanto no seu interior como ele próprio contém uma mensagem que eu queria transmitir a todos, porque eu canto coisas no género musical pelo qual nutri sempre uma grande admiração. "One Kiss" é uma história de amor contada através de metáforas; "Mine" fala de coragem e vontade para seguir em frente depois de termos vassilado devido à dor, ao sofrimento; "Healing for Myself" é uma história de amor pela qual já passou muita gente; "All Alone" é a expressão de vários sentimentos. Se comprarem o álbum  poderão observar que a forma como me expresso difere de canção para canção . Eu possuo uma voz que muda consoante o registo musical. (Risos) Os professores de canto mais exigentes e mais individualistas não gostam muito da forma como canto. Apesar disso eu continuo a gostar de mudar a minha voz de acordo com cada situação para me adaptar às necessidades da canção. Era bom se toda a gente ouvisse e notasse esta pequena diferença. Eu também ficaria incrivelmente feliz se as letras comovessem o público.
Q4: Kim Bada dos Sinawe não compôs apenas "One Kiss" mas também "Mine", Shaun dos The Koxx também exerceram os seu papel na produção deste álbum.
O sunbaenim Kim Bada e todos os outros que me ajudaram não eram propriamente pessoas que eu conhecesse - foram-me todos apresentados por amigos que tínhamos em comum. Primeiro eu pedi ao sunbaenim Kim Bada para me escrever uma canção boa, e eu fiquei preocupado se ele veria tal pedido como algo demasiado repentino, mas ele escreveu-me mesmo uma canção. A primeira canção que ele me deu foi "One Kiss", e assim que a ouvi eu quis cantá-la bem alto. O sunbaenim Kim Bada nunca havia escrito uma música para alguém que nunca havia cantado rock antes e tão jovem como eu, mas ele escreveu para mim com bastante entusiasmo.
Q5: O que disse Kim Bada durante as gravações?
Foi diferente quando estávamos a produzir "One Kiss" e "Mine". Para a "One Kiss", ele ensinou-me pedacinho a pedacinho do meu tom de voz. Que quando canto, não posso cantar do mesmo modo que canto pop. o Rock possui a sua própria vocalização, expressão e técnicas. Eu aprendi imenso já que ele me ensinou tudo o que sabia. Por outro lado, para a "Mine", ele deixou-me fazer aquilo que me apetecesse. E por isso na "One Kiss" existe uma estrutura sólida, um forte sentimento, a passo que na "Mine" existem imensas variações em termos vocais. Eu disse ao sunbaenim que queria alternar entre a voz rouca e a voz suave para dar uma voltinha à canção, e ele concordou alegremente. Portanto, a música "Mine" não foi gravada por partes mas sim completada como se de uma performance ao vivo se tratasse.
Q6: Deve ter sido complicado aprender todas essas técnicas num período de tempo tão curto.
Eu pratiquei muito a vocalização no estúdio. O sunbaenim Kim Bada queria que eu cantasse de forma mais áspera, mais rouca, mas eu realmente não fui capaz de o fazer. Eu esforcei-me imenso; foi como encontrar compositores assustadores aquando da estreia, a sensação de estar a gravar pela primeira vez na vida. Para ser honesto, a primeira impressão que tive do sunbaenim não foi assustadora de todo, ele foi muito fácil de abordar.  
Talvez tenha sido pelo facto de o ter visto muitas vezes no programa da MBC, vendo o sunbaenim é como ver alguém que posso encontrar regularmente. Mas eu fiquei um pouco assustado quando comecei a trabalhar com ele, nunca pensei que ele tivesse tantas tatuagens (risos). Mas, apesar das dificuldades que encontrámos, quando no final das gravações reproduzimos a canção, o seu "ah, não está mau" reabilitou-me por completo do meu cansaço. 
Q7: Estamos muito curiosos à cerca da reação de Kim Bada ao encontra-lo.
Eu não estava muito bem penteado na altura, eu parecia... (risos). Apesar de ter sido a primeira vez que no encontrávamos, tudo correu de forma natural. "One Kiss" e a música dos Sinawe são coisas que diferem imenso, mas se virmos de uma perspetiva diferente, esta estranha combinação entre mim e o sunbaenim atuou de forma eficiente, conferindo esse poder mágico à música. Depois de ouvir as músicas do sunbaenim, eu elogiei-o imenso. E o sunbaenim Kim Bada esboçou um sorriso, a partir desse momento o espaço existente entre nós desapareceu (risos). 
Q8: Quando as suas visões se começaram a confundir com as características da equipa de produção de im Bada, quem liderava?
Quem nos guiou foi realmente o sunbaenim Kim Bada. A parte instrumental foi completada por diferentes bandas, todos eles trabalharam arduamente. Normalmente as pessoas têm tendência a abandonar as coisas quando as dificuldades se aproximam ou quando termina o horário de trabalho, mas eles não, eles ouviram a gravação e disseram "ah, não, temos de tentar mais uma vez", e começaram a regravar de novo. Até mesmo quando as pessoas da empresa diziam que estava bom, eles continuavam a refutar tal opinião "não, vamos fazê-lo outra vez" (risos). Se eles não tivessem colocado todo o seu coração neste projeto, não teríamos obtido tão boa música. Normalmente existe um fio condutor, uma espécie de música de fundo, depois adicionam-se as partes vocalizadas, e no fim reúne-se tudo, faz-se a síntese. Mas os sunbaenim Kim Bada termina primeiro a 100% todo o processo de síntese musical e só depois adiciona a voz em último lugar. Ele acredita que a parte instrumental possui suma importância, por isso o peso posto sobre mim de executar perfeitamente tal performance esteve bastante presente. Porque os instrumentais estavam construídos de forma tão fantástica, só de ouvir me causavam arrepios.
Q9: Sem contar com "Só Existes Tu" ("There's Only You"), você escreveu as letras para todas as outras canções. Sente-se constrangido ao falar sobre as suas próprias histórias?
Nem por isso. O conceito do álbum foi concluído acidentalmente. Porque a "All Alone" foi escrita por mim, derivou diretamente dos meus sentimentos. "Mine" e "One Kiss" foram compostas pelo sunbaenim Kim Bada, mas as expressões livres são muito importantes na música rock. Ele acredita que é melhor para um cantor transmitir a mensagem que quer passar através da sua voz, por isso foi ótimo estar apto a escrever as letras de todas elas.
Q10: Na música que dá o título ao álbum, "Mine", o que significa a frase "Não te aproximes, este é o meu oceano"?
Não significa que Kim Bada seja o meu oceano (risos). (Nota 5carlet: é um trocadilho, os caracteres chineses com que se escreve 'Bada' significam "oceano") Delimita um território, eu utilizei a palavra oceano para descrever a sua profundidade. Apesar da existência do céu e da terra, era difícil expressar tal profundidade com estes dois elementos; contudo, oceano consegue expressá-lo propriamente. Apesar de eu ter utilizado "Tu és terrível É como se estivesses doente, tu/Veneno cuspido na fuga selvagem misturado com gritos/Veneno ao qual já estou habituado", em vez da ideia de uma pessoa doente e em sofrimento, é mais a ideia de zombie, hipnotizado, obcecado - alguém que persegue sem qualquer tipo de razão. "Veneno cuspido na fuga selvagem misturado com gritos", eu estava mesmo a gritar enquanto fugia. O veneno que voava constantemente na minha direção fazia-me sentir imundo, impróprio. Não importa o tipo de veneno que seja lançado, eu já estou habituado ao mesmo; não que se trate de um grande assunto, por isso não te aproximes do meu território.
Q11: Da letra para o videoclip, "Mine" é canção mais forte no álbum. Teve algum problema em colocá-la como canção principal?
Tive problemas até ao fim. Estava constantemente angustiado antes de filmar o videoclip, e também pensei se deveria usar a mais popular "One Kiss". Porque o estilo da "Mine" é muito forte, a maioria das pessoas iria pura e simplesmente adorar ou odiá-la, o que torna as coisas muito arriscadas; mas para a canção que dá nome ao álbum existe sempre um videoclip. E quando pensei sobre isso, eu senti que a "Mine" poderia mostrar mais das suas diversas dimensões se não fosse apenas recebida através do som mas também de imagens. 
Q12: No teledisco, existem ambos, corvos e cobras, o estilo da "Mine" num todo parece estar ligada à sua atual situação.
Hmm, talvez. As cobras servem de veículo para expressar as coisas que se envolveram e agarraram a mim, que me sufocaram, que me prenderam. A corrida contra os corvos significa enfrentar a escuridão, as atrocidades e ultrapassá-las. E o cão significa cão. (risos) Para ser sincero, não me importo com a forma como o pública interpreta tais imagens, eu só queria expressar a confiança de possuir coragem. Algo como "o meu território pode ser limitado, mas dentro dele, eu vivo livremente e feliz, por favor não vás mais longe e não me perturbes". Não se trata de falar à cerca de estar a ser injustiçado, ou estar estafado. A música já era forte por si mesma, por isso a letra apareceu de imediato. Eu revi a "One Kiss", a letra atual foi completamente reescrita. 
Q13: Você também está a representar em simultâneo, mas para mostrar uma imagem tão forte nas suas atividades musicais, não está com receio de ser vítima de preconceito?
Eu já estive preocupado com isso. Foi para as pessoas que queriam ouvir a voz do cantor Kim Jaejoong que eu estava tão ansioso para produzir este álbum. Não como parte dos JYJ, mas numa atividade que me pertence apenas a mim. Não queria fazer esperar muito mais tempo os fãs que esperavam o meu regresso, tanto nacionais como estrangeiros, apesar de ser apenas um mini álbum. Três anos é uma longa espera, e os fãs estão constantemente a ouvir as mesmas canções, eu creio que eles queriam algo de novo. Para ser franco, eu estava muito excitado, quase impaciente.É óbvio, assim que termina uma novela ou um filme, a sua imagem como ator define-se. Provavelmente você queria perguntar se é necessário apresentar tão forte imagem. Apesar de não ser efetivamente necessário, o ator têm uma roupagem diferente da de um cantor - consoante o trabalho temos de nos vestir apropriadamente. Se  eu continuar a usar fatos quando estou sob uma música tão forte, então não estou a ser justo com a música.  
Q14: Estamos muito curiosos, que tipo de imagens nos irá apresentar no seu próximo concerto. Ouvimos dizer que tem algo sobre a sua responsabilidade?
Oh, eu ainda não me tinha apercebido. Eu não tenho andado com acessórios ou a colocar qualquer tipo de coloração no meu cabelo ultimamente, já que penso que é melhor para um ator não andar excessivamente arranjado. Quando estava a gravar o filme, por causa das filmagens, eu sentia-me muito bem à cerca do sentimento de quase nudez quando não necessitava de me arranjar. Fez-me compreender que é tudo o que tenho. Senti-me muito bem. Contudo através deste álbum, eu queria apresentar um estado mais apelativo por isso eu parei de controlar a minha imagem e quis exibir um lado um pouco mais perfeito de mim mesmo (risos).
Q15: A cena em que aparece com a original máscara negra deixou uma impressão bastante profunda. Quanta foi a sua participação em termos de estilismo? 
Eu dei bastantes ideias, mas o realizador Lee Sangkyu também já tinha alguns adereços preparados. Quando tentámos estabelecer um tema no início, eu sugeri que começássemos partindo da letra. No segundo dia, ele trouxe tópicos como aprisionamento, correntes, liberdade. Por isso os resultados foram anjo negro, vampiro, correntes, espinhos pontiagudos (Nota 5carlet: refere-se à máscara que aparece no início do MV que lhe cobre parte do rosto), máscaras, etc, preparámos uma série de coisas que se adaptam à letra.
Q16: Qual foi a reação mais memorável a que já assistiu em relação ao seu álbum?
Alguém escreveu "este videoclip tem todo o tipo de coisas que eu queria ver o Jaejoong a representar". Por querer satisfazer realmente os meus fãs e no meu clube existe uma enorme variedade deles - fãs que gostam da minha aparência, fãs que gostam de mim como ator, fãs que sempre apreciaram a minha voz desde o início, fãs que gostam do meu "eu" mais magro, fãs que gostam do meu "eu" mais musculado - parece que este álbum concretizou todas as expetativas de todos eles. Não existe qualquer problema em existirem pessoas que preferem canções calmas ou outras que gostem de canções mais fortes, podem encontrá-las a todas nas 5 faixas que compõem este álbum. Este videoclip também possui um role de imagens minhas. Coisas que deveriam levar anos a alcançar, agora foram todas concretizadas em simultâneo.
Q17: Se tivesse de escolher uma canção favorita…?
Eu gosto de todas elas. Hmm, apesar de pessoalmente gostar da "One Kiss" e da "All Alone". Até agora, tenho ouvido com maior frequência a "All Alone", eu oiço-a quando vou dormir (risos). Para dizer a verdade, eu estava muito triste quando a escrevi enquanto tocava no piano. Esta canção faz com que o público desvie a sua atenção da voz, das técnicas, das notas ou dos tempos, e em vez disso faz com que as pessoas se concentrem nas emoções que estão por de trás de tudo isso. "One Kiss" é uma canção ótima, e requereu um grande esforço na sua gravação. Em comparação com as outras canções, a minha cabeça estava prestes a explodir quando a escrevi. Eu costumo escrever as letras durante a noite, mas esta foi a primeira canção que escrevi durante o dia. Deverão sentir-se desgostosos de ouvir isto (risos), mas é muito complicado compor letras durante o dia no estúdio, por isso eu fechei os meus olhos e a luz solar penetrou naquela sala através dos pequenos espaços entre as cortinas. Parecia existir algo escuro a passar por entre as cortinas esvoaçantes e criou a sensação de mãos celestiais a executarem os seu divinos movimentos, tentando levar-me para longe. Apareceram todos os sentimentos em seguida e consegui terminar a letra com facilidade. 
Q18: O que disseram Park Yoochun e Kim Junsu à cerca do seu álbum?
O Junsu gosta mais da "Mine" ao passo que o Yoochun gosta mais da "One Kiss". O Yoochun regressou da China recentemente, como o Yoochun aprecia canções mais suaves e com grande peso significativo, para ele que é um homem sensível assim que ouviu a "One Kiss" apeteceu-lhe beber qualquer coisa, como se fosse afogar as mágoas. O Junsu, por outro lado, disse "Oh, hyung, não está nada mau".
Q19: Junsu foi o primeiro a lançar um álbum a solo e a terminar com sucesso uma digressão mundial. Estamos curiosos à cerca do modo como irá conduzir as suas atividades.
Eu realmente tenho ciúmes do Junsu. Ele completou um digressão mundial sozinho, isto é, por si só, algo de incrível. Apesar de querer experienciar também essa emoção, só existem 5 faixas no álbum, o que não é suficiente para atingir uma possível digressão.
Q20: Sem contar com os fãs Coreanos, os fãs Japoneses também esperaram bastantes tempo pelo seu regresso. Já que o seu grupo venceu o processo contra a Avex, irão existir possíveis alterações na planificação das suas atividades no Japão?
Eu queria mesmo saudar os fã Japoneses com um concerto em primeiro lugar. Se pudermos tal como é referido no resultado do processo e se ganharmos liberdade para produzir música no Japão, eu quero lançar um álbum Japonês e seria também ótimo se pudesse aparecer nos programas televisivos.
Fonte: TenAsia
Versão Inglesa: G.fanns of JYJ3

Versão Portuguesa: RiJoongie - 5carlet Deities
Partilhado por: JYJ3
Por favor retirem com os créditos completos

0 comentários:

Enviar um comentário