segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[ENTREVISTA Parte II] 27-01-13, Kim Jaejoong escreve as suas músicas baseando-se em factos verídicos


Você escreveu as letras para todas as cinco cançōes incluídas no seu álbum, 'One Kiss', 'Mine', 'Healing for myself', 'You Fill Me Up' e 'All Alone'. Todas elas retratam as suas experiências?

Healing for Myself, que contém uma letra que relata a perda de um amor, é baseada em factos verídicos (Risos). Eu tenho escrito acerca das minhas relações pessoais desde que comecei a escrever canções para os TVXQ (DBSK), e os meus fãs sabem que eu tenho usado as minhas próprias experiências para as inserir nas minhas letras. E é claro que já tive várias experiências na área amorosa se não, não estaria apto a escrever sobre o mesmo (Risos). Apesar de às vezes escrever baseando-me em histórias de filmes."



Então quer dizer que saiu recentemente de uma relação com a sua namorada, como está escrito na letra? Quando esteve envolvido numa relação pela última vez?
“Não vou responder a esta questão? (Risos)"

Quer-me parecer que a letra da música 'Mine' contém uma mensagem mais forte no que toca ao amor. Também parecem ideias bastante abstratas.
“Tal como senti que necessitava de inserir mensagens de amor mais significativas quando ouvi a One Kiss, também senti o mesmo com a 'Mine'. Já que está inserida no campo do rock tradicional pensei que não seria adequado para a letra conter frases doces como 'Eu amo-te.' Os métodos expressivos utilizados na Mine são frequentemente usados no Japão, nos quais eu represento os sofrimentos pelos quais passei, e para isso usei as minhas próprias histórias de amor. A confiança e persistência mostrada na Mine são também características minhas." 

Já se passaram 10 anos desde a sua estreia. Quando é que reparou mais no passar do tempo?
“Eu ouvi recentemente todas as canções que cantem desde o dia da minha estreia, e foram cerca de 130-140 canções. Eu senti que já se tinham passado 10 anos, e eu evolui, lutei esforcei-me bastante para atingir o que queria."

A sua música deve ter mudado muito desde há um tempo atrás.
“Sinto-me constrangido (Risos). Na verdade penso que continuo a ser muito jovem. Tanto a minha mente como a minha aparência inspiram juventude. Pensava eu, entretanto visualizei vídeos de quando era mais novo e ai sim, reparei no quão mais jovial era há um tempo atrás. Na verdade há uns quatro, cinco anos atrás eu costumava pensar que já era muito crescido (Risos)."

Antes, quando lançava uma canção esta iria diretamente para o topo das tabelas, ultimamente tem tido dificuldades em chegar tão alto.
“Eu importo-me mais com o álbum do que com as classificações dos meus singles. Seria ótimo ter ambos no top, e seria bom conseguir chegar a mais pessoas com as nossas canções, pelo menos através de audio já que não podemos executar performances na TV... Mas eu acho que todos os músicos têm sempre menores oportunidades de mostrar as suas performances."



O que acha do recente acontecido do 'Infinity Challenge' da MBC nas tabelas de música, ou de outras canções lançadas por comediantes?
“Sei da existência de tal controvérsia, mas não podemos culpar realmente alguém. Por vezes as pessoas têm um olhar preconceituoso sobre as canções feitas nos programas de variedades, mesmo que estas tenham sido realizadas com sinceridade. Mesmo assim, as canções de estrelas populares têm uma ascendência muito rápida aos topos das tabelas de classificação em todo o lado, pelo mundo. No Japão, até mesmo a canção de uma criança de 5 anos permanece no primeiro lugar. Eu penso que seja natural para as canções do [Infinity Challenge] chegar ao topo porque são cantadas por algumas das mais populares personalidades Coreanas."”

Irá realizar o seu concerto do dia 26 ao dia 27 de janeiro. Ouvi dizer que seria uma inovadora tentativa, com três partes, incluindo um mini concerto e um fanmeeting.
“Será composto por um evento onde me posso expressar por mim mesmo, outro onde vou poder atender os pedidos dos fãs e ainda uma pequena performance ao vivo. É um evento e um concerto produzidos para serem efetuados conjuntamente com as três partes incluídas num só palco. Eu digo sempre que quando faço um concerto quero interagir e relacionar-me com os fãs, mas acabo sempre por mostrar mais de mim em vez de conversar com o público. Apesar disso, desta vez, tenho partes em que os fãs podem participar, e estarei a aceitar pedidos. Também acredito que haverá uma parte em que os fãs vão poder subir ao palco e entrar no jogo."



Quais são os seus planos para 2013?
“A informação que temos por agora, é que os JYJ irão lançar um novo álbum. Penso que desta vez iremos ter uma nova digressão mundial. Se eu tiver tempo, também quero representar de novo. Existem imensas coisas que quero fazer."

Tem alguns planos para uma futura digressão assim como foi feito pelo seu colega Junsu?
“Eu queria mesmo poder fazê-lo, mas infelizmente não tenho canções suficientes e acho que ainda não estou preparado para realizar uma digressão mundial sozinho. Era por isso que estava com ciúmes do meu colega Junsu. É ótimo, que um dos nossos membros consiga viajar pelo mundo sozinho."

Sente-se feliz?
“Estou muito feliz, mas continuam a existir imensos momentos em que não estou. Acho que é devido a ter de lidar com inúmeras pessoas. Eu levo uma vida que mais ninguém pode viver por mim, mas também tenho de passar por aquilo que mais ninguém passou. Penso que a conclusão seja, Estou feliz (Risos)."

Créditos das fotos: C-JeS Entertainment
Repórter Choi Eunhwa encontrado no twitter @silvercandy88

Créditos: Enewsworld
Partilhado por: JYJ3
Versão Portuguesa: RiJoongie - 5carlet Deities

0 comentários:

Enviar um comentário