quarta-feira, 24 de julho de 2013

[NOTÍCIAS] 130724 O Poder do Clube de Fãs de um Grupo de Ídolos que levou a que a Fair Trade Commission se movesse




O grupo de fãs do grupo ‘JYJ’ veio bater à porta da Fair Trade Commission nos finais do ano 2010. Era para notificar a FTC sobre a tirania ilegal que os JYJ estavam a sofrer por parte da SM Entertainment, uma das três maiores agências de entretenimento na Coreia.

Os JYJ faziam parte do grupo de cinco TVXQ, da SM, mas saíram da SM em 2009 para criar o seu próprio grupo. Os JYJ preencheram uma injunção onde exigiram a anulação do contrato exclusivo no dia 31 de Julho, a qual foi aceite em Outubro. Os tribunais declararam em veredicto que os JYJ não estavam mais sob o poder da SM Entertainment.

Isto foi quando a tirania da SM começou. Depois de conferenciar com a Korean Federation of Pop Culture and Art Industries (KFPCAI) quanto às medidas a tomar contra os JYJ, SM Entertainment enviou uma nota oficial a 26 titulares de licença na indústria em que lhes ordenou a se absterem de convidar ou permitir que os JYJ apareçam em programas de televisão ou de distribuir os seus álbuns e músicas online. Esta acção teve lugar em Outubro de 2010, mesmo antes do lançamento do álbum dos JYJ.

A FTC deu um veredicto no qual descrevia as acções da SM como um acto de utilização da sua influência na indústria para seu benefício. Desde aí, os JYJ têm tido as suas actividades enquanto cantores lhes sendo restritas, incluindo estarem incapazes de aparecer em programas de música e entretenimento, apesar das suas vendas de álbuns elevadas. 

Por causa disto, o clube de fãs dos JYJ, incluindo a liga de apoio dos JYJ, fez uma queixa nos escritórios de Seouk da FTC contra a SM pelas suas acções de tirania. Não só preencheram a denúncia como também enviaram milhares de petições durante o processo de investigação que pedia permissão para que os JYJ podessem aparecer em programas de televisão.

O advogado Lim Sang Hyuk, que ajudou os JYJ com conselho legal, disse na sua entrevista à Star In, “A decisão da FTC de hoje foi o resultado dos esforços das fãs dos JYJ, não da CJes ou da sua equipa legal". O Sr. Lim disse que as fãs de JYJ reuniram todas as petições e enviaram-nas para a FTC, e aí a FTC começou a investigar com base nessas petições e finalmente executou as ordens." 

As fãs dos JYJ, no dia 28 de Fevereiro de 2011, preencheram uma petição para o Tribunal Central de Seoul e para a Fair Trade Commission. Uma fã dos JYJ, que frequentou a escola de Direito nos EUA na altura, desempenhou um papel chave em organizar a petição. A história notável ficou feita em três semanas, desde 2 de Fevereiro desse ano, por 86,418 fãs vindas de 118 países participantes da petição, a qual foi traduzida em dez línguas: francês, turco, português, espanhol, etc. E é dito que eles submeteram o documento para a FTC como uma declaração oficial, não uma petição, requerendo decisões legais. Depois disso, mais petições foram adicionadas e, finalmente, 180,000 participaram no total. 

No dia 24 de Julho, a Fair Trade Commission considerou a SM Entertainment culpada e deu-lhe uma ordem de proibição de intervenção nas aparências televisivas e actividades dos JYJ no futuro. 

Ko Byung Hee do escritório de Seoul da FTC revelou, “Esta é a primeira acção disciplinar que teve lugar contra uma agência de entretenimento de grande escala por usarem da sua influência para interferir com as actividades daqueles com quem estão fechados em disputa legal," e "O clube de fãs desempenhou um importante papel no processo, submetendo a denúncia inicial, assim como as petições mais tarde." 

Quanto às possibilidades dos JYJ aparecerem em programas de música ou televisão, um representante da agência dos JYJ, C-JeS Entertainment, afirmou, “As medidas de proibição colocadas nas actividades dos JYJ já foram retiradas há muito tempo" e "Contudo, havia uma corrente invisível de tirania por parte de uma agência de entretenimento de grande escala , a qual tornou difícil aos JYJ aparecer nos programas apesar de eles não estarem na lista de pessoas banidas da TV. Finalmente temos a situação resolvida oficialmente e eles foram ordenados a rectificar o problema". O representante foi cauteloso ao discutir se XIA (Junsu), que está actualmente a promover o seu álbum, será capaz de aparecer em programas de música.




*** (7:30PM, KST) Tweet de @saku_hera (a pessoa que criou a petição): Quando publiquei a petição, que incluía as assinaturas das fãs internacionais dos JYJ em 10 diferentes línguas, na loja de impressões, eu soluçava sempre que via uma diferente língua por parte das fãs. T_T Acho que o resultado se fez graças às fãs internacionais dos JYJ. Quando visitei a FTC com uma fã internacional dos JYJ, o supervisor da FTC ficou incrivelmente assustado a olhar para aquilo. Ele estava um pouco desconcertado com o inglês das fãs internacionais… hehe. E mais tarde ele ficou surpreendido com o coreano fluente de outras fãs internacionais. ^^


Fonte:  [hankooki] + E-Daily Star IN
Créditos de tradução (Inglês): @jaetaku (revisão por @ellerichu) + dongbangdata.net 
Créditos de tradução (Português): LMitsuki - 5carlet Deities
Partilhado por: JYJ3 + dodongbangdata.net + 5carlet Deities




Notícias Subsequentes

0 comentários:

Enviar um comentário