Naquele tempo, o facto de terem surgido rumores prejudiciais sobre a sua companhia de cosméticos foi o início dos problemas, mas os membros afirmaram que era apenas um pequeno problema e não tinha nada a ver com o assunto principal.
Lembrando esses tempos, Kim Jaejoong falou:
"Como muitos sabem a decisão de entrar no negócio dos cosméticos era verdade. Nós falámos sobre os membros investirem nele e em como seria maravilhoso ganharmos dinheiro juntos. Cada membro tomava conta das nossas vendas por isso havia diferenças (nota: no nosso negócio). Naquele tempo nós realmente falámos com a nossa agência sobre o nosso negócio, mas fomos tratados como crianças e a agência unilateralmente disse-nos para pararmos, e ainda pôs a culpa em nós. 'Se fizerem esse negócio haverão questões legais', 'há muitas restrições no que toca a contractos com anúncios publicitários', etc, disse a agência. Nessas circunstâncias percebemos que o conflito entre nós e a nossa agência se iria aprofundar com o tempo, então dissemos 'Se é assim então pararemos [nota: com o negócio dos cosméticos)'."
Mas a essência deste conflito não era assim tão simples. O 'rebento' do conflito já tinha crescido para profundas raízes depois de um longo período de tempo.
"Nós sabíamos o quanto tínhamos ganho. Só por cálculos simples, tais como quantos anúncios tínhamos feito, as vendas dos nossos discos, a nossa situação era conhecida pelo mundo inteiro. Porém o nosso salário não mudou muito. Nós ficámos sem palavras quando nos disseram que mesmo que as nossas vendas tivessem aumentado, da mesma forma tinha também aumentado o investimento feito em nós. O problema maior era o contracto de 13 anos. Mesmo que retiremos o período de serviço militar, teríamos 35 quando o contracto terminasse."
"Todos os dias, no período em que éramos activos, nós desejávamos dormir pelo menos duas horas de sono, o que mostra o quão cansados/stressados física e mentalmente estávamos na altura. Não nos podíamos encontrar com ninguém e havia apenas trabalho, dia após dia. As pessoas dizem-nos que como somos celebridades deveríamos aguentar sacrifícios destes porque em retorno ganhamos fama e dinheiro. É exactamente isso. Se ganhamos algo, é natural que percamos outro algo. Mas se continuarmos apenas a perder, que tipo de escolha podemos fazer?" (Kim Junsu)
Sim. Os membros acreditam que a essência do conflito era o sistema. O ambiente e o sistema que os envolveu consistia numa muralha enorme que eles não conseguiam nunca ultrapassar.
Então, felicidade completa pode ser prosseguida neste sistema?
"Nós abrimos o nosso coração e falámos honestamente sobre várias coisas relacionadas com o sistema da nossa agência e sobre os melhoramentos que queríamos. A única coisa que mostrava que eles nos tinham ouvido era a nível do papel. Na realidade nada mudou. Não pudemos fingir que não sabíamos de nada porque isto aconteceu depois de já termos descoberto muitas coisas. Mesmo que não pudéssemos trabalhar mais depois disto (nota: enquanto artistas), achei que nunca mais pudéssemos trabalhar juntos.", relembra Park Yoochun.
Para muitos, a SM Entertainment parece uma barreira grande e espessa, mas para eles era apenas uma barreira bonita. Ao se lembrarem do que aconteceu na altura, Kim Jaejoong e Park Yoochun despejaram os copos de vinho de uma só vez. Junsu, que não bebe, pegou no seu café gelado e pareceu um pouco inquieto.
Fonte: Revista 'The JYJ'
Tradução em Inglês por: Jen
Tradução em Português por: LMitsuki
Partilhado por: JYJ3
0 comentários:
Enviar um comentário